Pesquisar este blog

13 de jul. de 2011

Cosplays!



Cosplay , é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay (ambos do inglês) que podem traduzir-se por "representação de personagem a caráter", que consiste em disfarça-se ou fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional, concreto ou abstrato, como, por exemplo animes, mangás , comics, videojogos ou ainda de grupos musicais. Acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. Os participantes (ou jogadores) dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers.
O cosplay não foi criado no Japão. O primeiro cosplay foi criado por Forrest J. Ackerman, em 1939, na primeira Worldcon na companhia de Myrtle R. Douglas. Ele criou a veste chamada "futurecostume", enquanto ela criou uma versão do vestido do filme de 1936 "Things to Come". Desde então, tornou-se uma prática anual nas Worldcon, com concursos e atrações próprias, e mais tarde estendendo-se aos fãs de fantasia e quadrinhos. Os primeiros cosplays foram registrados na década de 70 nos EUA.
O cosplay chegou ao Japão na década de 80 pro meio de Nobuyuki Takahashi, que ficou encantado com o costume ao visitar um Wordcon, que começou a incentivar a pratica no Japão pelas revistas de Ficção Científica. Ficou comum no Japão, durante as Comic Markets do Japão (criadas em 1975), que se celebram em Odaiba (Tóquio), lugares de compra e venda de Dōjinshi. Esse evento prosseguiu desde então e se realiza regularmente. Lá, grupos de japoneses vestiam-se de seus personagens favoritos de mangás, animes, comics e videojogos.
A tal prática sempre tem sido muito relacionada com aqueles produtos. Contudo, com o passar do tempo, foi-se estendendo a outros domínios, em conceitos e culturas, ganhando foro internacional. Com a popularização do anime na década de 90, o cosplay japonês tornou-se popular pelo mundo, tratando-se de caracterizações de personagens existentes, enquanto que os primeiros cosplays, estendiam-se principalmente à criação de personagens, não somente se prendendo aos pré existentes.
Cosplay, originariamente ligava-se a personagens de quadrinhos. Com o passar do tempo, foi se tornando um hábito e se espalhou por todos os tipos de convenções. A envolver séries ou personagens, principalmente as de Jornada nas estrelas (Star Trek) e Guerra nas estrelas (Star Wars), no qual as pessoas fantasiadas tornaram-se a atração principal, em concursos de fantasia e interpretações de cenas dos filmes ou episódios, o que permitia revelar talentos de nível profissional. Rapidamente se espalhou pelo mundo, chegando na Comiket, famosa convenção realizada há anos no Japão onde o termo se popularizou e se espalhou especialmente em eventos e encontros de anime, mangá e videojogos, respectivamente as animações e quadrinhos japoneses.
A palavra cosplay, como já foi dito, é uma espécie de abreviação para "costume play" (costume = roupa / traje / fantasia e play = atuar). Ou seja, o cosplayer se caracteriza como um personagem de algum livro, mangá, jogo ou filme que queira homenagear, representa a personalidade deste, e em alguns eventos pode se competir com outros cosplayers, embora o grande barato e diversão sejam a exposição e o contato social gerado dentro do ambiente, um dos objetivos principais do passatempo é fazer novos amigos.
Caracteriza-se o cosplay pelo o inglês DIY (Do it yourself - faça você mesmo): o pretendente a cosplayer, providencia os materias, alguns mandam determinadas peças a artesãos ou costureiras, ou fazem seus cosplays inteiramente em "Cosplay Stores" (lojas especializadas em confecção de cosplays). Prepara os materiais de referência, monta a apresentação (caso haja), enfim, trabalha a interpretação, o figurino e às vezes até o cenário.
É uma atividade da qual podem participar e divertir-se crianças, adolescentes e adultos de todas as idades, sexo e condição social. Alguns cosplayers chegam a gastar entre R$ 100,00, ou mais com roupas e acessórios, e levam a coisa muito a sério, é um passatempo como um outro qualquer porém com a singularidade de permitir o participante tornar-se seu personagem favorito por um dia. Nas gerações de Star Wars , equivaleria vestir-se como um Jedi ou um cowboy de Faroeste. Nisso reside o embrião da vertente teatral do cosplay: papéis são efetivamente representados, com significativa monta de carga artística.
Atualmente o mercado cosplay tem atraído várias empresas do mundo. Muitas delas estão criando lentes de contato e outros elementos para serem usados, tornando o personagem mais próximo do real. Os preços ainda estão altos, mas a tendência é que torne-se popular. No início, os únicos cosplays eram de personagem de Star Wars(como os Stormtroopers); mas logo os animes e mangás foram tomando conta do público. Hoje, no Brasil, já se vêem cosplays de qualquer mídia, entre elas comics, filmes, livros e até personagens de Internet.
O Cosplay no Brasil
Em convenções de Jornada nas Estrelas e RPG no final da década de 80, já se encontrava fãs fantasiados de seu personagem predileto. Todavia, tal caracterização não era ainda conhecida como cosplay, pois o termo, na época, ainda começava a se difundir no Japão. Demais, o ato de se fantasiar não era visto como um passatempo pare seus praticantes manifestando-se nas convenções apenas como um elemento de expressão dos fãs.
No final da década de 90, com a popularidade do anime Cavaleiros do Zodíaco, surgiram as primeiras convenções de anime e mangá no país, fazendo essa atividade ressurgir, então com nome e características próprias, e os concursos. No início, as caracterizações eram quase em sua totalidade de personagens de animação, quadrinhos ou jogos japoneses, mais ao passar do tempo outras mídias foram incorporadas pelos fãs, como quadrinhos americanos, filmes ou livros, como por exemplo, Harry Potter ou Piratas do Caribe.
Os sites "Arquivo Cosplay Brasil" e "Cosplay Party Br" foram alguns dos pioneiros a tratar do assunto no Brasil. Em 2002 ambos se uniram, formando o Cosplay Brasil, que reúne a maior comunidade brasileira de praticantes e simpatizantes do cosplay.
Veja abaixo uma apresentação:

0 comentários:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More