Pesquisar este blog

4 de jul. de 2011

5 desenhos animados que marcaram a sua infância!

Quem é que nunca ficou horas e horas na frente da TV assistindo aos seus programas favoritos enquanto garoto? Não tínhamos preocupação com absolutamente nada, não precisávamos pensar em nada, somente em o que iria acontecer no próximo episodio do nosso desenho mais querido. Quem é que não sente saudades dessa época?

Populares até os dias de hoje, os desenhos animados fizeram e ainda fazem todo mundo se divertir e dar boas gargalhadas em frente à televisão.

Relembre aqui cinco desenhos animados que marcaram a nossa infância:

5 - DIGIMON




Tudo bem que Digimon não é bem um desenho animado, mas sim característico dos animes, mas fala sério, quem é que nunca assistiu a séria dos monstrinhos digitais? Quem é que nunca cantou a música de abertura? (que, se não me engano, era cantado, na versão brasileira, pela Angélica).

Um marco na infância de qualquer um trouxe a série enorme sucesso em sua primeira temporada (sim, a clássica, com o Agumon e o Tai), dando origem, mais tarde, a mais cinco novas aventuras dos digimons. (Digimon Adventure, Digimon Adventure Zero Two) – que formaram um único enredo - e as quatro sucessoras (Digimon Tamers, Digimon Frontier, Digimon Savers e Digimon Xros Wars, em andamento), desta vez com uma trama distinta para cada temporada.

Sem dúvida um dos que mais marcaram a infância de todos, Digimon merece a nossa quinta posição.

4 – CAVERNA DO DRAGÃO



Quem é que poderia esquecer os jovens que nunca conseguiram voltar para casa? O Mestre dos Magos que só trazia problemas, e sempre desaparecia na hora em que os heróis mais precisavam dele. O Vingador que era um pé no saco contribuía para que os meninos ficassem naquele mundo eternamente (já que sempre eram impedidos de retornarem ao mundo dos humanos), sem falar do Bob, que também, em cima da hora, questionava sobre deixar a Uni (o unicórnio de estimação) sozinha neste maldito lugar.

Mas a pior parte era assistir o desenho completamente, e só depois de algumas repetições, perceber que a história não tem um final. Ninguém sabe o que aconteceu com os garotos, ninguém soube qual era a verdadeira identidade do Vingador, e ninguém sabe nada sobre o Mestre dos Magos.

Todas essas faltas no desenho fez surgir várias teorias sobre o que realmente acontecia durante a trama. A mais bizarra que eu já vi foi sobre o Vingador e o Mestre dos Magos serem personagens de lados opostos ao que pensávamos. Na verdade, seria o Vingador que tentava ajudar os heróis da animação, e o Mestre dos Magos o impedia de ajudá-los (por algum motivo desconhecido). Eu, por exemplo, li em quadrinhos um final em que o Mestre dos Magos era o pai do Vingador. O maguinho prendia propositalmente os jovens naquele mundo para tentar libertar seu filho da maldição que o prendia e o tornava maligno, e nesse final, os heróis finalmente vencem o vilão, libertando-o, e o Mestre lhes conta tudo, e simplesmente, abre um portal para o mundo real para as crianças retornarem ao seu mundo.

Existe, realmente, o Script deste ultimo episodio que nunca foi produzido, que está circulando na web (e eu não tive acesso à ele ainda, porque eu vou procurar).


Todo esse mistério sobre o final da saga, só poderia resultar em sucesso. Por isso, nosso quarto lugar é de Dungeons & Dragons.


3PICA-PAU




Já estava meio óbvio né? Impossível falar de desenho animado sem citar o Pica-pau. Se alguém lhe disser, que adora desenhos animados, e nunca assistiu esse, está mentindo. Já estamos carecas de ver todas as confusões que este passarinho passou todas as travessuras e já até decoramos algumas falas (duvido que alguém não conheça a risada).

Criado em 1940 (existe a mais de 60 anos), o passarinho mais querido de todos encantou e ainda encanta muitas gerações. Quem sente saudades do desenho (o que eu duvido), Pica-pau ainda dá as caras na Record Kids, ao meio-dia.


2TOM & JERRY



É claro. O Tom e o Jerry. O gato e o rato. Dupla perfeita para estrelar um desenho animado que seria um dos maiores sucessos (se não o maior) da época.

Também criado na década de 40, Tom & Jerry foi um desenho animado marcante na infância de qualquer pessoa que teve oportunidade de assisti-lo.
Uma produção incrível, de uma criatividade sem tamanho, foi o motivo do enorme sucesso e influência para os futuros desenhos.

Mas além do sucesso, o desenho animado mais famoso da televisão também teve as suas polêmicas. Uma delas é a cena em que o Tom aparece fumando dentro de uma limusine. O governo da Inglaterra achou inaceitável a exibição da mesma. Também foi alvo de criticas por possuir cenas consideradas racistas por algumas pessoas. Cenas em que ocorre uma explosão e o rosto do gato fica preto (cena clássica do desenho) foi considerada como racista.

Mesmo não sendo politicamente correto segundo algumas pessoas e o governo inglês, não se pode negar a originalidade e criatividade da produção, além de ser mega adorável ver as aventuras da dupla.

Por conseguir ser tão bem sucedido, ser tão marcante e influente mesmo sendo alvo de criticas forte, Tom & Jerry fica no segundo lugar mais que merecido.



1POKÉMON



Mesmo não sendo um desenho animado tradicional, é característico dos animes (desenho animado japonês), é inegável a marca que Pokémon na historia da televisão, japonesa, brasileira e mundial.

Pokémon conta as aventuras de Ash, o protagonista da série, ao lado de seu amigo e parceiro Pikachu (quem desconhece o ratinho elétrico?) pelo mundo atrás de seu maior objetivo, ser um mestre Pokémon. Ao longo de sua jornada, Ash conhece Misty e Brock, que se tornam seus amigos e o acompanham nesse caminho. E durante este caminho, aparece a dupla mais famosa do mundo (talvez mais famosa que Tom & Jerry), Jessie e James (o Meowth não conta), os bandidos da equipe Rocket que tentam roubar pokemos, sendo Pikachu o principal alvo deles. E toda vez que o trio (ta bom, vamos chamar de trio), eles começam o seu discurso. Ah sim! O famoso lema da equipe Rocket. Aquele lema que aparece em todos os episódios, todas as vezes que eles aparecem.

“Preparem-se para encrenca,
Encrenca em dobro,
Pra proteger o mundo da devastação,
“Pra unir as pessoas de nossa nação...”

Todo mundo que assistiu a primeira temporada de Pokemon tem esse lema na ponta da língua. (Acho que nem é necessário ter assistido uma temporada inteira, apenas alguns episódios).

Tantas características, sua franquia de jogos (que veio a ser uma das mais bem sucedidas da historia) e seu enredo espetacular e original, trouxeram à série o sucesso absoluto, sucesso que se sustenta até hoje, com lançamento de novas versões de jogos, novos episódios, novas temporadas e novos monstros, tudo extremamente bem produzido.

Realmente Pokémon merece o sucesso, influência e a marca cultural deixada no mundo.

Mas, a série não sobreviveu só de elogios, pois com o sucesso, vem as criticas (acho que nem dá para chamar de polêmica, por ser tão clichê). Uma das críticas foi feita ao Pokémon Jynx, que continha a pele preta. E o que veio depois? Criticas, é claro. Pessoas acusaram ser um tipo de racismo. E a Igreja Evangélica (tinha que ser) acreditam que Pokémon é uma série satânica. As “conexões” foram citadas como:

  • Pokémos seriam demônios capturados e invocados para fazer o mal.
  • As insígnias de ginásio seriam talismãs mágicos para controlá-los.
  • Alguns pokemos representariam bruxas e fantasmas (sim, isso é verdade).

Todas essas criticas e acusações sem nexo deram um pequeno empurrão para o sucesso da franquia Pokémon, não interferindo em nada seu desempenho, sua influência cultural e sua popularidade.

E com isso, Pokémon fica mais que merecido, a primeira posição da nossa lista.

-

QUAL OUTRO DESENHO ANIMADO MARCOU A SUA INFÂNCIA?

6 comentários:

Victor,

De sua lista, apenas 'Caverna do Dragão' é o meu desenho favorito!
Posso até assistir ao 'Pica-Pau' e 'Tom & Jerry', mas desde criança, minha paixão é a 'Caverna'!

Abraços,
Mary:)

Oi Mary,

Obrigado mais uma vez pelo seu comentário.

Minha paixão também era Caverna do Dragão. Digimon e Pokémon eu sempre adorei, e Tom & Jerry assisto até hoje quando posso.
Você já leu o script do ultimo episodio de Caverna?

Abraços.

Faltou o Dragon Ball Z, GT e KAI.

Lucas,

Dragon Ball (todas as temporadas) realmente marcou muito, mas eu acho não foi nada comparado à estes da lista.

Caverna no dragão! nossa... esse foi top! Eu agora tenho 34 e vejo como falta conteudo nos desenhos atualmente na TV! prefiro abaixar animes na net! abraços

Olá William Adriano,

Muito obrigado por ler o artigo e comentar!

É verdade! Faltam desenhos com conteúdo na televisão hoje em dia. Afinal, parece que nenhum programa na televisão traz algo realmente útil para a nossa vida atualmente. Concordo com você, prefiro baixar animes na internet!

Abraços!

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More